Quer Toddy? Então TOMA!
(Texto de Alexandre Cruz Almeida, que eu peguei do site Liberal Libertário Libertino na maior cara de pau) - Eu já quase escrevi algo sobre isso umas três ou quatro vezes, mas como o cara é muito bom, e já escreveu sobre isso, aqui vai grande parte do artigo dele chamado:
A Gramática Não Foi Feita para Humilhar Ninguém
Um dos golpes mais baixos (e mais idiotas) que alguém pode fazer durante uma discussão é criticar a gramática, ortografia ou sintaxe do outro.
É baixo sobretudo por ser inútil.
Pra começar, ou sua platéia viu o erro ou não viu. Se viram, já sabiam que o outro cara errou, já sabiam que ele não domina as regras básicas da língua e isso já ficou registrado - a seu favor. Mencionar ou zombar do erro não vai fazê-los ficar mais ao seu lado do que já estão, mas pode fazê-los pensar que você é um idiota arrogante. Eu sou assim.
Pior ainda, se a sua platéia não viu o erro, então há boas chances de eles serem tão ignorantes quanto a pessoa que você está corrigindo. Ao lhe ver corrigindo o outro, eles vão se colocar no lugar dele e se imaginar também sendo humilhados por você. Gol contra.
Mais importante, a não ser que a discussão seja sobre gramática, sintaxe ou ortografia (às vezes, nem mesmo nesses casos), tais erros não fazem diferença prática alguma. Seja num debate sobre política, engenharia química ou klingons em Star Trek, alguém que diz “nós vai” tem tanta possibilidade de estar certo, ou de ter uma boa idéia, ou de ter toda a razão do mundo, quanto qualquer outro.
Tanto sua platéia quanto seu interlocutor vão perceber que você, de forma pedante e arrogante, está apenas querendo desviar a discussão do seu verdadeiro assunto para um outro campo não relacionado, irrelevante para a assunto, mas que você domina.
Você não prova nada e ainda aliena os espectadores. Sempre uma má estratégia.

October 28th, 2004 at 10:19 pm
Concordo.(to sem tempo de comenta mais)
October 28th, 2004 at 10:21 pm
Exato, é por aí!
De que vale crítica que não é construtiva?
Vale muito mais você se expressar sem erros de gramática do que ficar apontando os erros dos outros. Talvez tenha até mais efeito, a pessoa vai ver que é legal e pode até se esforçar mais para não errar… e se não der nada, que seja, o mundo não vai cair por isso.
Arrogância cai muito mal. Não vi ninguém ganhar nada de bom com isso. Por trás de qualquer satisfação pessoal que o arrogante possa ter com seus atos, acaba se transformando num pára-raios de sentimentos negativos nutridos pelos outros.
O arrogante acaba sempre enredado em um problema que não pode resolver sozinho e fica sem ter a quem recorrer (”semeou vento…”).
October 29th, 2004 at 1:13 am
Concordo com o que foi dito em relação a criticar quem erra. Afinal, quem é infalível ou nunca errou pelo menos uma vez na vida?…Acho que ninguém. Mas isso também não justifica que as pessoas não se esforcem em procurar escrever da forma certa. Tudo bem que na net para ganhar tempo a turma use formas abreviadas de palavras, mas não vamos extrapolar pensando que a vida se resume aos chats e aos posts.
October 29th, 2004 at 6:49 am
Ok, eu até concordo que é inútil corrigir algumas coisas (talvez até a maioria delas), mas você tem que concordar que poucas coisas são mais irritantes do que ouvir aquelas pessoas que só sabem se expressar usando gerúndio (vou estar fazendo, vou estar providenciando….argh!!)e que ainda por cima acham isso bonito.
Abaixo os gerundistas!!!
October 29th, 2004 at 8:26 am
Eu nunca errei!
Odeio quem erra!
Por que (junto ou separado) a galera releva os erros!?!
Isso é uma arrogancia com a lingua portuguesa!
October 29th, 2004 at 9:52 am
Bulldozer, meu caro amigo… se eu soubesse que minha crítica (construtiva, sim senhor) ia te deixar enfezado a ponto de escrever um post a esse respeito, eu teria me limitado à primeira parte, aonde se encontram os elogios. Aliás, você nem se deu ao trabalho de escrever o post, preferiu “sintetizar” as palavras de terceiros, o que indica que esse tema é recorrente na tal da blogosfera. Apesar do brilho de alguns (vários) de seus posts, você me parece uma pessoa que ainda precisa amadurecer a personalidade, a ponto de, ao receber uma crítica, saber digerí-la e, consequentemente, alimentar-se dela. É óbvio que nenhum de nós é dono da verdade, é onisciente, é infalível. Mas, se alguém quiser fazer dirurgias, que domine o bisturi. Se quiser dirigir ônibus, que domine o volante. Se quiser escrever, que domine a palavra.
October 29th, 2004 at 10:23 am
Concordo com você que é uma má estratégia mas, se você é incompetente com a lingua portuguesa o problema não é meu. Pois, eu quando vou ler qualquer artigo, científico ou não espero não encontrar erros de português pois, isso entende-se que já devia ter sido aprendido e não esquecido ou deformado como muitos os fazem na internet. Não estou falando que no Chongas ou nos sites que este apóia são assim mas que por aí vem aqueles escrevendo de forma a detonar a lingua portuguesa. Mas tem que ver que alguns conseguem irritar com certos erros de português que revelam como eles falam e pensam errado! ahhh … foda-se
October 29th, 2004 at 12:01 pm
Primeiramente,
Doctor Mad “Herrar é Umano”. Vc nao pode sair dizendo q fulano de tal nao domina a palavra apenas pq teve um erro como o seu… Ex: Escreveu “dirurgias” ao invés de “cirurgias”. Os “pilotos”de onibus, taxi realmente sao exemplos a serem seguidos no transito (Bla). Nenhum medico erra (Bla).
Segundamente,
Sombra ate q vc tentou escrever oq nao sabe, mas ainda precisa aprender a usar virgulas, “pois” e por ai vai.
Acho melhor pararmos pra refletir. Pq se for pra ficar discutindo erros bobos nao produziremos nada, ficaremos numa inercia e nossas vidas serao curtas pra terminar com essa divergencia um tanto quanto desprezivel.
Ps: Me recusarei a responder algum chato da Academia Brasileira Letras q tenha reparado em alguns erros de escrita postados por “eu” ahahahahahahahahahah
October 29th, 2004 at 4:49 pm
Beto, vc e o Bulldozer são a mesma pessoa?
October 29th, 2004 at 6:24 pm
À todos,
Conforme já falei pro próprio Bull, vamos deixar a arrogância de lado e dar atenção ao que realmente importa. Isto aqui é o CHONGAS, um blog na Internet que foi feito para diversão. Ou seja, isso não é nenhum concurso para o prêmio Pulitzer ou teste para a Academia Brasileira de Letras, é apenas o CHONGAS, sem desmerecer os artigos aqui publicados.
O melhor orador é aquele que sabe adequar o seu discurso aos seus ouvintes e não aquele que não erra. De que adianta “falar bonito” se aqueles que te ouvem não conseguem entender nada? É importante saber escrever e usar adequadamente a língua, qualquer que seja? Sim, mas nos momentos certos.
October 29th, 2004 at 6:42 pm
Doctor Mad, nao somos a mesma pessoa nao. Conheço pessoalmente. Para provar veja la os comentario sobre a rivalidade Senna x Alemao. Sou totalmente contra ao q o bull prega eheheheheh
October 29th, 2004 at 6:47 pm
O que eu acho mais engraçado é que o Bulldozer, que é advogado ou estudante de direito, expõe várias idéias preconceituosas contra nordestino, que para ele deve ser uma sub-raça, e agora vem achar ridículo quem critica seus inúmeros e infantis erros de português. Como dizer: “A mão que afaga é a mesma que apedreja”.
Costumo frequentar muito este blog e na maioria das vezes acho os posts muito legais. Mesmo com erros de português, os quais não afetam o conteúdo, mas, no mínimo, mostram uma falta de zelo de alguém que trabalha com a palavra.
October 29th, 2004 at 8:39 pm
O tempo prova e comprova que a linguagem escrita é uma das mais relevantes conquistas da humanidade. Daí que, se avançarmos nesta discussão sobre a importância da palavra escrita, incorreremos no risco da redundância ou nos encaminharemos para o campo da filosofia. Sem a pretensão de fazer profundas incursões nas áreas de conhecimento da filosofia ou da lingüística, cumpre lembrar que a escrita passa a ter sua importância quando é descoberta ou reconhecida como uma forma de comunicação, ou seja, quando é socializada.
Estas são algumas das questões que nos fazem viver, na atualidade, “a hora e a vez” dos meios de comunicação. Correndo o risco do reducionismo, podemos afirmar ter sido a necessidade de comunicação do homem o que o estimulou a produzir, nesta área, o espetacular avanço tecnológico desfrutável em nossos dias, de tal forma que o século XX, recém findado, é reconhecido como a “era da informação”.
E aí reside a importância da palavra geradora como ato que demarca o desenvolvimento e a formação do pensamento autônomo do indivíduo.
A manipulação da palavra se tornou hoje comum nas sociedades modernas. A democracia, que pôs a palavra no centro da vida pública, parece ameaçada pela proliferação das técnicas que visam nos obrigar, sem que nos apercebamos, a adotar determinado comportamento ou determinada opinião.
Por acaso a sensação difusa de viver num “universo mentiroso” não está na origem de formas novas de individualismo e de autofechamento? Todos os métodos de comunicação e de debates são bons num espaço público que se pretende democrático?
Caraio, onde é que eu estou mesmo? Acho que me perdi nesta prosopopéia toda e escrevi muita abobrinha.
Com licença. Vou alí clarear as idéias e já volto.
October 29th, 2004 at 9:20 pm
Gostei da viagem iraldo.
E erro de português tem que ser corrigido sim, bolas. Não se deve fazê-lo, num momento caloroso de uma discussão AO VIVO, pra não desviar a atenção ou até a concentração, mas na internet?!?!
O cara (nós) escreve hoje, só vê a resposta amanhã e tal… Não tem essa… E por favor, deixar de criticar um erro por medo de outros ignorantes (no bom sentido) desgostarem de você é que nem dar a bunda pro chefe.
Quem ver erro em post meu pode malhar à vontade. Eu vou lá e corrijo. Senão chega alguém que não sabe e propaga o erro.
OBS: Que fique claro, erros de portugues e não erros de digitação.
October 30th, 2004 at 12:29 pm
Cossada, tem erro no seu último comentário.
October 30th, 2004 at 12:47 pm
PORRA CARA ISSO É GOLPE BAIXO!!!
October 30th, 2004 at 1:01 pm
O chongas pra mim é jornalismo, é um apanhado de fotos, informações e crônicas, onde as pessoas podem ler, refletir e se quiser opinar, seja sobre assuntos pessoais dos “jornalistas”, ou sobre assuntos que estão na mídia.Portanto Senhores ponham-se nos seus lugares de Formadores de opinião e façam uma revisão do texto mais minuciosa. No chongas só tem nêgo inteligente!!!!!!!!
October 31st, 2004 at 2:22 am
Quem acha que o bull vai fazer um post só pra responder ao “Zé Carlos (Ceará)” levanta mão
_0/
November 1st, 2004 at 2:50 pm
Peraí, vcs viram o que o Pirata escreveu?! No Chongas só tem nêgo inteligente?! Corrigir erros de português eu posso aceitar agora MENTIRAS não…